Tamanho ideal de uma garagem para dois carros

Pesquisando na internet encontrei algumas dicas interessantes:

Ao planejar construir uma garagem para dois automóveis é bom ter em mente que futuramente você poderá adquirir um veículo com dimensões maiores do que o atual, sem contar que a cada geração os carros estão aumentando de tamanho. Outro fator a ser considerados é a existência de paredes ou colunas no vão das laterais da garagem, que diminuem o espaço para abertura das portas.

O comprimento da garagem para carros mais amplos, como caminhonetes cabinadas (cerca de 5,30m de comprimento), deverá ficar em torno de 6,00 metros de comprimento.

A largura  deve considerar o espaço para abertura das portas em ambos os lados, que fica em torno de 60 cm para cada corredor, ignorando o espaço ocupado pelo espelho. Então, a largura ideal para uma garagem com paredes em ambas laterais seria a soma das larguras dos dois  automóveis ( exemplo:  2,13m de largura da nova S10 + 1,77m do novo i30), somada ao espaço para acesso, 1,80 metros (3x60cm), totalizando 5,70m de largura.  

Porém, se você quer apenas satisfazer sua necessidade atual, que na maioria das vezes é de garagem para um automóvel médio e um compacto, poderá optar por medidas mais modestas, como a do desenho ao lado, com 5,00m de comprimento por 5,00m de largura. É confortável para abrir as portas do motorista e do carona do carro da esquerda até o segundo estágio e abriga bem da chuva e sol.  Na dúvida, consulte um profissional da área para um melhor aproveitamento do espaço disponível. Fonte: www.dicasetutoriais.net

"O código de obras não especifica uma dimensão mínima para garagem, mas sim para vaga.
A dimensão mínima de uma vaga, por lei, é de 2,5 x 5,0m para vagas perpendiculares à circulação, que deverá ter no mínimo 2,5m de largura, e 2,5 x 6,0m para vagas paralelas á circulação, que deverá ter no mínimo 3,0m de largura.  Nem pense em fazer mais curta do que os 5 metros."
Respeitando essa regra você pode dimensionar a sua garagem."
Fonte(s):Código de Obras do Rio de Janeiro